sexta-feira, 26 de junho de 2009

Introdução à Biblioteconomia

Edson Nery da Fonseca aborda neste livro todos os aspectos e objetos presentes na história da Biblioteconomia. Explicando o que é a Biblioteconomia, sua forma de organização e função na sociedade.Cita os principais objetivos e objetos presentes na Biblioteconomia, exemplificando cada item e mostrando sua importância e evolução na história da Biblioteconomia.

Os itens presentes no livro são:
  • O livro: importantíssimo veiculo de comunicação. É através dele que se estimula o conhecimento;
  • A biblioteca: é nela que estão presentes o livro, o leitor e o bibliotecário. Fundamental para a disseminação da informação através do bibliotecário.
  • O leitor: é o elemento mais importante da biblioteca, sem ele a biblioteca não existiria;
  • A leitura: a leitura vai além do que se está escrito, é a criação de idéias e a expansão do conhecimento;
  • O bibliotecário: sua presença na biblioteca é essencial. É ele quem vai auxiliar o leitor e ajudá-lo na sua busca por informações. O bibliotecário tem o papel importantíssimo de disseminador da informação, sem ele a biblioteca fica desorganizada e sem sentido.

No final de seu livro, Fonseca introduz alguns textos que falam sobre a Biblioteconomia. falando um pouco dos autores e dos aspectos de seus textos. Os textos são:

* Biblioteconomia – Mário de Andrade
* Poesia e Utilidade de Simões dos Reis – Carlos Drummond de Andrade
* Um Bibliotecário – Gilberto Freyre
* Reflexões sobre a situação atual e futura do bibliotecário no Brasil – Otto Maria Carpeaux
* Um editor no céu – Carlos Drummond de Andrade
* Do leitor – Augusto Meyer
* O gladíolo no ramalhete – Lêdo Ivo
* O bibliotecário – Emilio Carrera Guerra
* Para uma feira do livro – Cabral de Melo Neto

Postado por Eilen.

4 comentários:

Anônimo disse...

É um livro que deve ser lido por todos aqueles que começam na biblioteconomia.

Bruno disse...

Prezados,

Acabei de ler este livro, em sua edição de 1992 (se não me fala a memória, a primeira). Meu estímulo a ingressar no curso de Biblioteconomia da Universidade de São Paulo foi abalado ao ler um trecho sobre a "formação do bibliotecário", dentro da obra. Fonseca declara, após vasta experiência na organização, direção e ensino em cursos de biblioteconomia, haver chegado à conclusão que cursos de graduação em biblioteconomia devem ser evitados, "evitados como praga", segundo citação de um autor norte-americano. Diz Fonseca que apenas a pós-graduação em biblioteconomia oferece uma boa formação ao sujeito já diplomado em alguma área científica ou humanística. O que vocês, que devem ter mais contato com a obra de Fonseca, teriam a comentar sobre isso? Abs

Francisco Xavier Filho disse...

Gostaria de saber como está o Prof Edson Nery, pois uma importante ideia para sua vida. Espero o retorno para prestar meu auxilio.

Francisco Xavier Filho

rtsxavier@ig.com.br

Clube Do Livro Jane Austen- Brasil disse...

Como eu consigo este livro?