sexta-feira, 19 de junho de 2009

Curiosidades

Retiradas do livro Interpretação de Edson Nery Fonseca. Antonio Motta. Bagaço. 2001:
"É graças aos esforços de Edson Nery da Fonseca que Recife ganhou seu primeiro curso de Biblioteconomia. Em 1949 Edson Nery da Fonseca é contratado para organizar as bibliotecas da Universidade do Recife, especialmente a biblioteca da Faculdade de Direito. Com o apoio do então reitor Joaquim de Almeida Amazonas, Edson Nery da Fonseca planeja e organiza o primeiro curso de Biblioteconomia do Recife, em março de 1950.
A princípio não havia verba orçamentária destinada à criação do curso, por isso ENF começou um trabalho de convencimento de alguns professores para que os mesmos lecionassem gratuitamente. No currículo do curso havia a disciplina Introdução à Literatura e Myriam Gusmão de Martins lembra-se da dificuldade para convencer um professor não bibliotecário a ministrar tais aulas. Edson Nery da Fonseca, conhecedor dos hábitos da terra, saía no horário em que sabia o candidato estar em casa para a ceia. Metia-se ou peava-se em seu minúsculo carro, levava-me como acompanhante, e tentava convencer o candidato a colaborar. Assim, conheci Evaldo Coutinho, mas foi Costa Porto quem conseguiu se catequizar para, de graça,
ministrar aulas de Literatura aos alunos do curso de Biblioteconomia."
MARTINS, Myriam Gusmão de. Curso de Biblioteconomia da Universidade do Recife. In: MOTTA, Antonio; VERRI, Gilda Maria Whitaker (orgs.). Interpretação de Edson Nery da Fonseca. Recife: Bagaço, 2001. p. 59-64.

Nenhum comentário: