terça-feira, 23 de junho de 2009

Curiosidades

Retiradas do livro Interpretação de Edson Nery Fonseca. Antonio Motta. Bagaço. 2001:
Através das referências bibliográficas registradas em listas ou notas de rodapé, ou seja das citações, a autora analisará quais foram as principais influências sobre o pensamento de Edson Nery da Fonseca na construção de sua visão sobre a biblioteconomia e a documentação no Brasil.
Foram identificadas 1212 citações em 583 fontes. Dentre os 494 autores citados, destacamos apenas os cinco primeiros: José Ortega Y Gasset, 31 citações; em segundo Gilberto Freyre, 30 citações; em terceiro Louise-Noële Malclés, 23 citações; em seguida Rubens Borba de Moraes, 18 citações; Paul Otlet, 17 citações.
Já dentre as instituições as cinco mais citadas foram: Unesco, 46; Brasil: Leis, Decretos, etc, 22; American Library Association, 7; IBBD (Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação), 7; FID (Federação Internacional de Documentação), 5.
A autora ainda faz uma divisão das citações por: obras citadas pelo título, onde destaca-se a presença marcante das enciclopédias; tipo de documentos citados, sendo o livro o tipo mais utilizado (526), e entre outros a bibliografia, que segundo a autora refletem seu interesse profissional; data da publicação dos documentos citados, dentro de um período compreendido ente 1776 a 1992, o período de 1949 a 1979 foi o mais freqüente, sendo o ano de 1972 o ponto mais alto, já o pico existente em 1934 corresponde as citações de Paul Otlet; e por fim o local de publicação e idioma dos documentos citados, Brasil, França, Estados Unidos e Inglaterra, ente outros.
Por fim a autora conclui que ficou patente a influência exercida por Ortega y Gasset, talvez porque este também teve forte atuação sobre a biblioteconomia brasileira. Outro ponto foi a soma de citações a países europeus, confirmando as fontes européias que influenciaram tanto a biblioteconomia quanto o pensamento de Edson Nery da Fonseca.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Fontes da produção Intelectual em Biblioteconomia e documentação. In: MOTTA, Antonio; VERRI, Gilda Maria Whitaker (orgs.). Interpretação de Edson Nery da Fonseca. Recife: Bagaço, 2001. p. 116-151.

Nenhum comentário: