sexta-feira, 29 de maio de 2009

Problemas brasileiros de documentação

Nessa obra, torna-se mais que evidente o profundo conhecimento que Edson Nery tem da área, e sua autoridade no assunto, tratando de bibliotecas, bibliotecários e da biblioteconomia com domínio.
A capa conta com fotografias de antigas instituições brasileiras de documentação e também da maquete do projeto de Oscar Niemeyer para o Conjunto Cultural da Capital da República, “numa ligação simbólica do passado com o futuro”. p. 9
Em sua introdução, comenta sobre paráfrase acerca de título de obra de Gilberto Freyre e também sobre as referências bibliográficas do livro, que pecam “pela falta de uniformidade e aparente desrespeito pelas normas da ABNT”, no entanto, justifica-se: “se existe mais de um modo de pensar, também devem ser admitidos vários estilos de citar, e conseqüentemente de referenciar citações”.

FONSECA, Edson Nery da. Problemas brasileiros de documentação. Brasilia: Ibict, 1988. 338 p.

A Biblioteconomia Brasileira no Contexto Mundial

Livro que situa a biblioteconomia brasileira no contexto mundial, por levantar dados específicos sobre a área. Dentre os títulos e subtítulos, explora temas como: as primeiras bibliotecas, jesuítas como primeiros bibliotecários, bibliotecas nacional e estaduais, etc.
Edson Nery centra momentos da História relacionando-os às mudanças nas bibliotecas, às alterações pelas quais sofreram ao longo do tempo, etc. O livro também possui uma cronologia de eventos mundiais e nacionais, que vai de 1494 a 1978 (o livro foi publicado em 1979). Há um posfácio com retratações (devido a omissões) e esclarecimentos por parte do autor; a obra ainda conta com uma entrevista feita por Antônio Miranda (na época assessor do CAPES e presidente da associação de Bibliotecários do DF). Possui também índices onomástico, temático e biblionímico.
FONSECA, Edson Nery da. A Biblioteconomia Brasileira no Contexto Mundial. Brasilia: Tempo Brasileiro, 1979. 118 p.
"O mais polêmico [autor] da Biblioteconomia nacional" (CASTRO, 2000)

CASTRO, Cesar. História da Biblioteconomia brasileira. Brasilia: Thesaurus, 2000. p. 223